Lar Doce Lar

Lar Doce Lar

Lar Doce Lar constitui-se como um work in progress que partiu de um mapa de ruas da cidade do Fundão através do qual duas criativas/performers, numa abordagem porta a porta, fizeram uma recolha de objetos pessoais. Inerente a esta recolha existe um fator determinante, o “acaso”. Os objetos recolhidos funcionam como matéria-prima para a criação de um roteiro de histórias onde a abordagem direta aos habitantes reforça o seu potencial criativo.

O projeto visa um trabalho aprofundado sobre o objeto que questiona o seu valor como portador de significações e como vetor artístico. Em Lar Doce Lar, o objeto ganha toda a importância não só como matéria, material e corpo de trabalho, mas também como ponto de pesquisa e reflexão a desenvolver na área do teatro de objetos. Neste trabalho o objeto em si é o protagonista apresentando-se ao espectador como forma viva e interativa, deixando para o performer a tarefa aliciante de descobrir a sua relação com o objeto e o público.

Lar doce Lar, como work in progress, realizou três apresentações antes da estreia.

Para acompanhar estas apresentações, em três fases, reuniu-se um grupo de trabalho que teve a oportunidade de observar de muito perto o desenvolver do processo e colaborar connosco oferecendo o seu olhar exterior de público e ajudando no crescimento do espetáculo.

Em viagem com o espetáculo trazemos o nosso arquivo. Reservatório e repositório do processo criativo. Uma mala, estômago cheio das ruas por onde andámos, conversas que ouvimos, materiais que adquirimos.

 

Conceção Jeannine Trévidic | Criação e Interpretação Jeannine Trévidic e Sílvia Pinto Ferreira | Direção Cénica e Desenho de Luz Bruno Cintra | Banda Sonora e Operador de Som e Luz Defski | Fotografia de Cartaz Jeannine Trévidic | Confeção de guarda-roupa Rosa Fazendeiro | Produção Rui Sena e Celina Gonçalves | Assistente de produção Filipa Costa | Cartaz mac it – agência de comunicação | Agradecimentos Grupo de trabalho Ana Gomes, José Oliveira, José Proença, Luís Osório, Mª de Lurdes Ferreira, Mª Emília Costa, Mª João Simões, Mª Margarida Ferreira, Mª Margarida Mirandesa, Maria Paulouro, Miguel Martins, Nuno Garcia. A Fernando Sena, Miguel Rainha, Miguel Pereira, Luís Santiago e um obrigado especial a todos os que nos ofereceram os seus objetos.

 

45 min . M/12 . teatro de objetos

 

Estreia 27.jun.2006 / Escola Secundária do Fundão

4 a 8 – 11 a 15.jul.2006 / Auditório do Teatro das Beiras (Covilhã)

29.nov.2006 / Cine-Teatro Avenida (Castelo Branco)

10.jun.2007 / BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora

Anterior Próximo
Topo Arrasta Ver