Sobre Nós
Quarta Parede
Associação de Artes Performativas da Covilhã
A Quarta Parede [QP], associação sem fins lucrativos criada em 2002 na Covilhã (Beira Interior, Centro, PT), é uma estrutura profissional de criação, mediação e programação no universo das artes performativas e cruzamentos disciplinares.
Temos como propósito promover na Beira Interior a produção e criação artística de natureza emergente e multidisciplinar e contribuir para o acesso regular das populações à criação, fruição e participação artística. Defendemos um trabalho continuado e de proximidade na região, ativo no estabelecimento de sinergias nacionais e internacionais e, também, no estreitar de parcerias com municípios e entidades locais pela valorização do trabalho artístico no desenvolvimento deste território, e pelo acesso efetivo às artes das populações afastadas dos grandes centros da decisão política e produção cultural.
Os nossos projetos
Criação
Dedicamo-nos à criação de espetáculos de teatro e outros projetos artísticos em interseção com outras áreas, entre os quais, projetos com envolvimento de pessoas das comunidades locais na pesquisa dramatúrgica e, também, como cocriadoras e intérpretes. Valorizamos temas ligados a questões da atualidade e do território que habitamos.
Com os nossos espetáculos já passámos por diversos auditórios e festivais como o Festival Escrita na Paisagem, BIME-Bienal Internacional de Marionetas, Festival de Teatro da Covilhã, Festival Cale, La Fundición-Bilbao, Fundação Calouste Gulbenkian, Cine-Teatro Avenida, Centro Cultural Vila Flor, Moagem, Teatro das Beiras, Teatro Municipal da Covilhã, Vila Real, Bragança, Guarda, Aveiro, Ílhavo, Alcanena, Torres Novas, Torres Vedras, entre outros.
Programação
Organizamos, desde 2003, o Festival Y - festival de artes performativas que privilegia a área dos cruzamentos disciplinares e linguagens emergentes. Entre os artistas programados salientamos, Josef Nadj & Dominique Mercy, Rui Horta, Pierre Bastien, Olga Roriz, Tiago Rodrigues, Cuqui Jerez, Filipa Francisco, Sílvia Real, Sergi Fäustino, Vera Mantero, Paulo Ribeiro, Mala Voadora, Tânia Carvalho, Cláudia Dias, Dada Garbek e Joana Gama. Destaca-se também a programação de artistas da região, como Factor Activo, Kubik e Defski na música, Luís Afonso nas artes plásticas, Maria Belo Costa na dança e Teatro do Calafrio no teatro. E ainda, as exposições Candeeiros de Emoções (CCB/Jangada de Pedra) e Joan Brossa-Cartells 1975-99 (Fundação Joan Brossa) e as edições “Viagens na Minha Terra-Covilhã” dos fotógrafos Augusto Brázio e Nelson D’Aires.
Desde 2020, organizamos o EM TRÂNSITO - artes performativas para novos públicos, um espaço de programação dirigido à mediação e formação de públicos que privilegia particularmente o envolvimento das comunidades escolares e famílias.
De 2009 a 2014, organizámos o 1º Andar - mostra de criadores emergentes que apresentou novos criadores como David Marques, Dinis Machado, Elizabete Francisca & Teresa Silva, Lander Patrick, Raquel André, Tiago Cadete e Raquel Castro.
Mediação
Valorizamos a formação, mediação e participação através de atividades artístico-pedagógicas que vão ao encontro de diferentes públicos, jovens e adultos. Realce para os workshops de fotografia de espetáculo com Susana Paiva (2007/2008/2009) e de arte contemporânea com Magda Henriques (2004/2005/2009/2010).
No âmbito da intervenção artístico-social, desenvolvemos o NÓS (2013-14/Programa Cidadania Ativa/EEAGrants), a direção artística do VELEDA - Mulheres e Monoparentalidade (2019-2021/PARTIS FCG), promovido pela Beira Serra, e integrámos o RASGAR SILÊNCIOS, promovido pela Coolabora (2019-2021/Programa Cidadania Ativa EEAGrants). Desde 2018, desenvolvemos o Y PÚBLICOS, um conjunto de ações de mediação em continuidade, entre as quais um Laboratório de Artes Performativas para seniores.
Equipa
Vanessa Costa
Produção e Comunicação
Responsável pela Comunicação e Produção da Quarta Parede.
Licenciada em História da Arte (FLUP, Porto), Pós-graduada em Mercados da Arte e Colecionismo (FSCH, Lisboa) e em Mercados da Arte (ISCTE, Lisboa).
Desempenhou funções nas áreas da produção cultural, comunicação, relações públicas e assessoria de imprensa na Perve Galeria e Coletivo Multimédia Perve.
Rui Sena
Direção Artística
Faz parte da Direção Artística da Quarta Parede, que partilha com Sílvia Pinto Ferreira. Trabalha como encenador e programador.
Licenciado em Estudos Teatrais pela Universidade de Évora. Da formação salienta o estágio com Stefano Casi [Teatri di Vita], e também Konrad Zschiedrich [Berliner Ensemble], Eugenio Barba [Odin Teatret], José Alberto Ferreira, Luís Castro, Bruno Clementin [França], Orjan Herlitz [Suécia], Carlos Reys [Chile].
Dirigiu cerca de 20 encenações, faz consultadoria artística e participa regularmente em debates e conferências.
Sílvia Pinto Ferreira
Direção Artística
Partilha a direção artística da Quarta Parede com Rui Sena, na qual trabalha como encenadora, atriz e em mediação e programação artística.
Licenciada em Estudos Teatrais (Universidade de Évora). Mestre em Teatro e Comunidade (Escola Superior de Teatro e Cinema – IPL). Da sua formação salienta ainda o estágio de investigação em dramaturgia contemporânea sob a tutoria de Jean-Pierre Ryngaert (ANETH, Paris), formação em Teatro de Objetos com Agnès Limbos e pós-graduação em Animação de Histórias (ESELX-IPL).
É autora de artigos publicados na área das artes performativas e práticas artísticas comunitárias.
Financiamento
A Quarta Parede é uma estrutura financiada pela Direção Geral das Artes.