Em Trânsito
O EM TRÂNSITO – artes performativas para novos públicos, convida miúdos e graúdos para a descoberta de universos artísticos que aliam o lúdico ao estímulo da imaginação e do pensamento.
Em Trânsito 2023
De 19 de outubro a 17 de novembro estamos EM TRÂNSITO entre a Covilhã, o Peso, o Paul e o Tortosendo. Um programa de espetáculos, sessões de contos, oficinas e conversas dirigido a pessoas de todas as idades que convida a vivenciar as artes performativas em ambientes mais próximos do quotidiano como a escola, a biblioteca, o café e o salão comunitário.
Já na sua 4ª edição, o EM TRÂNSITO desafia miúdos e graúdos para a descoberta de universos artísticos que aliam o lúdico ao estímulo da imaginação e do pensamento e, também, que diversificam modos de criação e apresentação das artes performativas, pela sua originalidade, formatos e conteúdos.
Acolhemos Marina Nabais e Joana Pupo, com Corpo-Mapa-Livro, uma peça que vem desarrumar a Biblioteca Municipal da Covilhã num diálogo entre dança e livros, para turmas do 2ª e 3º ciclo do Ensino Básico. Também com estas artistas, propomos a Oficina Descoberta do Livro, uma atividade intergeracional, para fazer em família ou com amigos. Clara Antunes e Ricardo Machado trazem-nos Take a Stand, uma conferência-performance sobre alterações climáticas com princípios ativistas, a realizar na sala de aula com estudantes do ensino secundário. Mónica Samões e José Pelicano vão estar na Escola EB 2/3 do Tortosendo com a oficina criativa Uma Cadeira Na Montanha que resultará na apresentação pública de uma leitura encenada interpretada por crianças desta escola. E os contadores de histórias Ana Lage e Carlos Marques, levam-nos até ao Paul e ao Peso com sessões de contos para crianças do Pré-Escolar e do Ensino Básico e, também, para público em geral.
Entre as ambições do EM TRÂNSITO está a vontade de que a sua programação seja vivida por públicos de diferentes gerações e que esse encontro à volta de uma obra artística, como que à volta da lareira, possa contribuir para alimentar experiências e partilhas em coletivo.
Programa
Mariana Nabais e Joana Pupo
Corpo-Mapa-Livro
- 19/10/2023
- 11H00 e 15H00
- Biblioteca Municipal da Covilhã
CORPO-MAPA-LIVRO é uma peça que desarruma a biblioteca. Parte do LIVRO, enquanto objeto específico e como indutor de experiências transformadoras do CORPO. Propõe uma multiplicação de vivências plásticas, que levam à descoberta de novos espaços e sentidos. Abre-se uma dimensão do livro enquanto mapa e lugar da viagem corporal e uma dimensão do corpo. Uma peça para um público que já lê e que dá conta de si mesmo enquanto leitor dinâmico e em crescimento.
Direção artística e coreografia Marina Nabais | Ideia original, dramaturgia, interpretação, voz, cenografia e adereços Joana Pupo e Marina Nabais | Texto Joana Pupo e Marina Nabais; excertos de textos de Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Fernando Pessoa e Ricardo Reis | Figurino Nuno Nogueira | Música original Gonçalo Alegria; Sarabande (Cello Suite No. 3), Joahnn Sebastian Bach, interpretado por Gaspar Cassado, gravação de 1957; Khovanshchina: Dance of the Persian Slaves, Modest Mussorgsky, interpretado por Boris Khaykin, Mariinsky Orchestra e Coro, gravação de 1946 | Fotografia e vídeo Patrícia Gomes | Produção Marina Nabais Dança, associação cultural | Coprodução Câmara Municipal de Monção | Apoios República Portuguesa – Cultura, DGArtes – Direção Geral das Artes, Câmara Municipal de Almada, Biblioteca da Trafaria e Polo Cultural das Gaivotas – Boavista
aprox. 50 min . M/6 . dança
Mariana Nabais e Joana Pupo
Oficina Descoberta do Livro
- 20/10/2023
- 15H00
- Biblioteca Municipal da Covilhã
Hoje, ao pegarmos no livro, a partir da poesia que o corpo pode escrever no espaço, ele pode ser o veículo, o mapa, a mala, a própria viagem. Pode ser a cidade, o campo, o sol, a sombra, e pode escrever um outro tipo de metáforas, organizando-se no espaço para escrever por si mesmo e ser, neste contexto, um veículo de encontro de gerações, que, naturalmente, respondem de forma diversa à provocação do livro.
Oficina prática, para ser feita entre crianças/jovens e adultos, que tem como objetivo levar os mais novos a descobrir o livro, enquanto objeto vivo e mutável e sujeito a múltiplas formas de abordagem.
aprox. 90 min . M/6 . dança
Clara Antunes e Ricardo Machado
Take a Stand
- 26 e 27/10/2023
- 10H00 e 15H10
- Escola Secundária Frei Heitor Pinto
Nós temos um problema. Um problema transversal a todos os sectores da sociedade, a todas as gerações. Um problema que trará consequências definitivas e devastadoras num futuro próximo. Nesta palestra performativa e participada, vamos conhecer a ciência do problema e entender os vários campos de ação que o fazem alastrar indefinidamente, sentir como operam as suas consequências futuras no corpo de hoje, ocupar um lugar no seu cerne, discutir soluções e tomar posição. TAKE A STAND.
Cocriação Clara Antunes e Ricardo Machado | Texto, curadoria de imagens e grafismo Clara Antunes | Coreografia Ricardo Machado | Interpretação Carla Galvão e Ricardo Machado | Revisão de texto Frederico Batista | Edição vídeo Thomas Ortegat-Traen | Coprodução MIRAGEM! 2019 | Remontagem coprodução Teatro Viriato
entre 135 min. e 165 min. M/14 . performance-conferência
Carlos Marques
Sessões de Contos
- 31/10/2023
- 14H00 e 21H30
- Salão do Pavilhão Multiusos do Peso
Um narrador gosta de escutar, gosta de contar e cantar, mas, acima de tudo, gosta de estar. Carlos Marques conta e canta histórias da nossa tradição oral, recorrendo a formas ancestrais de comunicação, como o riso e a música. A palavra é som e a música é história.
“Contos, Cantos e Poemas” é um projeto de mediação cultural de pesquisa e de partilha de contos e cantos tradicionais. Tem como destinatários todos aqueles que gostam de ler e ouvir histórias. Recupera-se a escuta como momento de partilha fundamental para a comunidade.
aprox. 50 min . todos os públicos . narração oral
Mónica Samões e José Pelicano
Uma Cadeira Na Montanha
- Atelier de 6 a 10/11/2023
- Apresentação 11/11/2023
- 16H00
- Escola EB2/3 Tortosendo - Sala de Convívio
Uma história contada por crianças numa viagem ao contrário ao universo das palavras e do som.
“Uma Cadeira na Montanha” é um projeto de leituras encenadas que tem como ponto de partida o livro “O Mundo é Redondo” da escritora Gertrude Stein.
Integra a realização de um atelier experimental de leitura dirigido a alunos do 5º ano da Escola EB2/3 Tortosendo e resulta numa apresentação final, no dia 11 de novembro, aberta à comunidade, sob a forma de uma pequena peça vocal onde as crianças leem uma história para os adultos.
Conceção e direção Mónica Samões e José Pelicano | Realizado com crianças do 5º ano da Escola EB2/3 Tortosendo | Produção casaBranca | Coprodução Galeria Zdb /Espaço Negócio | A casaBranca é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes
aprox. 40 min. (apresentação) . todos os públicos. cruzamentos
Ana Lage
Sessões de Contos
- 17/11/2023
- 14H30
- Escola EB1 do Paul
- 21H30
- Café Central do Paul
“Entre Linhos e Memórias” – Sessão de contos em que se desdobram contos tradicionais antigos como o tempo. Puxando o fio das memórias em volta de um novelo de histórias de gentes e lugares, hábitos e tradições.
Contos no feminino que de alguma forma se relacionam com o linho, as heroínas são fiandeiras, tecedeiras, costureiras, mulheres de trabalho cujas vidas têm tanto de duro e difícil como de encantatório e maravilhoso.
aprox. 60 min . todos os públicos . narração oral
Bilhetes & Reservas
A participação nas atividades do EM TRÂNSITO é gratuita, num sentido de missão de serviço público pelo acesso às artes e à cultura de todas as camadas da população.
As atividades dirigidas a público escolar são de inscrição prévia obrigatória, as restantes atividades estão sujeitas à lotação dos espaços.
Inscrições e reservas através: +351 926 276 267 ou por e-mail para geral@quartaparede.pt.
Arquivo
Edições anteriores do Em Trânsito