Subterrâneos de Alice
Subterrâneos de Alice parte do ato de ler.
4 de Julho de 1865 É publicada a obra Alice’s Adventures in Wonderland, uma versão ampliada do manuscrito Alice’s Adventures Under Ground. O seu autor, Charles Lutwidge Dodgson, assina esta publicação com o pseudónimo de Lewis Carrol. Depois, surgiram os Inventários.
Os Inventários são enumerações ordenadas e minuciosas de bens que pertencem ou pertenceram a uma pessoa ou entidade. Neste caso, constituem-se como enumerações ordenadas de elementos que pertencem a uma obra literária – esta: As Aventuras de Alice no País das Maravilhas – que apresenta dois universos paralelos: no primeiro, o tempo e o espaço estão convencionados e são comuns a todos, no segundo, cada um cria o seu próprio tempo e o seu próprio espaço e consegue facilmente entrar e sair do tempo e espaço dos outros.
Fevereiro de 2011 Decidi retirar do papel todos os inventários que elaborei à volta de As Aventuras de Alice no País das Maravilhas. Colocá-los à vista. Tornar palpável cada elemento que os constitui. Os Inventários que criei à volta da obra partiram do primeiro universo, mas, subitamente, caíram num poço, e aterraram no segundo. O que ficou depois deste acontecimento já não é uma enumeração ordenada das Aventuras de Alice no País das Maravilhas, é outra coisa.
28 de Fevereiro de 2011 Revejo as Personagens que Alice conheceu no País das Maravilhas e não as reconheço.
Durante o espetáculo, pode acontecer (a nós por vezes acontece), que um som, um objeto, uma imagem – um movimento ou uma palavra talvez –, pareça revelar-nos quem é Alice, qual o sentido das suas aventuras e como se chega ao País das Maravilhas. Mas logo aparece o sorriso do Gato a lembrar: Oh, para que isso aconteça, tens de caminhar muito.
Direção e Texto Sílvia Pinto Ferreira, com excertos de As Aventuras de Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll | Espaço Cénico e interpretação Maria Belo Costa, Sílvia Pinto Ferreira | Espaço Sonoro Defski | Desenho de Luz Pedro Fonseca | Operação Técnica de Luz e Som Rui Gonçalves | Cartaz Joana Marques, Octávio Mourão Registo | Vídeo e Spot Rodolfo Pimenta, Joana Torgal | Produção executiva Celina Gonçalves
50 min . M/12 . teatro de objetos/multimédia
Estreia 24.março.2011 / Auditório do Teatro das Beiras (Covilhã)