NotíciasEm Trânsito 2022

Em Trânsito 2022

Estamos EM TRÂNSITO – artes performativas para novos públicos 2022!

O EM TRÂNSITO 2022 convida miúdos e graúdos para espetáculos que aliam o lúdico ao estímulo da imaginação, da curiosidade e do questionamento, acreditando que a sensibilidade estética e artística é um recurso para todos os dias. Esta programação dirige-se à formação e mediação de públicos e sublinha a natural interseção entre as artes performativas e outras áreas da vida e do conhecimento.

Nesta 3ª edição, a música, o teatro, a história, a política, as árvores, as frutas e os legumes ajudam-nos a descomplicar temas bicudos relacionados com ecologia, emoções, identidade de género, sexualidade, bullying e feminismo.

Entre os dias 12 e 26 de outubro, no Teatro Municipal da Covilhã e no Auditório do Teatro das Beiras, apresentamos os espetáculos “As árvores não têm pernas para andar” de Joana Gama, “Antiprincesas-Carolina Beatriz Ângelo” de Cláudia Gaiolas e “Couve Rosa Morango Amarelo” de Graça Ochoa, com sessões sobretudo para grupos escolares, mas também para famílias e público em geral.

Que bom seria encontrar-te EM TRÂNSITO!


As árvores não têm pernas para andar de Joana Gama

12/10 quarta-feira . M/3
2 sessões: 10h00 e 11h00
Duração: 35min + conversa
Teatro Municipal da Covilhã

© Estelle Valente

Já repararam que desde que são semeadas, as árvores permanecem sempre no mesmo sítio, a partir do qual se alimentam, se defendem e se reproduzem? Não são como nós, que nascemos num país e podemos viajar ou até ir morar para o outro lado do planeta.

E tal como a música difere de continente para continente, podemos encontrar árvores muito diferentes espalhadas pelo mundo: árvores que são autênticas casas, outras que movem multidões para serem admiradas, outras que produzem material que já chegou à lua… Mas não quero estragar a surpresa: no meu concerto vou contar-vos histórias sobre o mundo maravilhoso das árvores com a ajuda de um pequeno grande instrumento: o toy piano!

Toy piano & histórias: Joana Gama Música original: João Godinho Ilustrações: Francisco Eduardo Desenho de luz: Frederico Rompante Cenografia: Eles® Coprodutores: Fundação Lapa do Lobo, Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Campo Alegre, São Luiz Teatro Municipal, A Oficina, CAE Sever do Vouga


Antiprincesas – Carolina Beatriz Ângelo de Cláudia Gaiolas

14/10 sexta-feira . 15h00 . público escolar . M/6
15/10 sábado . 15h00 . público em geral
Duração: 35min + conversa
Auditório Teatro das Beiras

© José Frade

Carolina Beatriz Ângelo, médica e feminista portuguesa, foi a primeira mulher a votar no país, em 1911. A lei afirmava que só podiam votar cidadãos maiores de 21 anos, que soubessem ler e escrever e fossem chefes de família. O facto de ser viúva e ter de sustentar a sua filha permitiu-lhe invocar em tribunal o direito de ser considerada “chefe de família”.

Direção e interpretação: Cláudia Gaiolas Assistência de direção: Keli Freitas Dramaturgia: Alex Cassal Cenografia: Carla Martinez Figurinos: Ainhoa Vidal Sonoplastia: Teresa Gentil Produção executiva: Armando Valente

> BILHETEIRA TEATRO DAS BEIRAS / PÚBLICO EM GERAL

Espetáculo gratuito, mediante levantamento de bilhetes.

Horário de bilheteira
2º feira a 6º feira: 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00
Dias de espetáculo: 1h antes de cada espetáculo

Travessa da Trapa, nº 2, Covilhã
Tel: 275 336 163
E-mail: geral@teatrodasbeiras.pt


Couve rosa, morango amarelo de Graça Ochoa

26/10 quarta-feira . público escolar . M/14
2 sessões: 11h00 e 15h00
Duração: 50min + conversa
Teatro Municipal da Covilhã

© Alexandre Nobre

Veste saia, despe calças, veste calças, despe saia… Experimenta uma banana, despe duas maçãs… e com uma flor atrás da orelha?… Bom, “se hoje sou assado amanhã serei assim”… As frutas, pelas suas formas particulares, pelos seus interiores sumarentos e coloridos são particularmente atraentes e sugestivas.

Encerram em si significados ocultos e estão carregadas de sentidos metafóricos. Em Couve rosa, morango amarelo estão sempre presentes, são provocadoras de peripécias, é em volta delas que tudo acontece…

Criação e interpretação: Graça Ochoa Consultoria artística: Dolores de Matos e Margarida Chambel Produção e apoio à criação: FIAR / Centro de Artes de Rua Distribuição: Monstro Colectivo – Associação Cultural Produção: Tânia Baldé Concepção plástica/cenografia: Sofia Silva Desenho de luz: Anatol Waschke Operação de luz: Pedro Fonseca Fotografia: Alexandre Nobre Vídeo: Samir Noorali Repto das Frutas (música final) Letra: Regina Guimarães Música: Jorge Salgueiro


O Em Trânsito é financiado pelo Governo de Portugal – Cultura/ Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal da Covilhã, Fundação INATEL e ADC – Águas da Covilhã.

> Inscrições

As escolas interessadas podem inscrever as suas turmas através do telefone 926 276 267 ou do e-mail quartaparedeartesperformativas@gmail.com

Como atividade complementar, após todas as apresentações, há uma conversa entre o público e as equipas artísticas que visa estimular o pensamento e o diálogo a partir dos espetáculos, uma ação integrada na Comunidade de Espetadores/Y PÚBLICOS 2022.

Deixa uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll up Drag View